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quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
TDA/H - O que é isso?
Inquieto, distraído, impulsivo. Estas são as características mais utilizadas por pais e professores, referindo-se aos seus filhos e alunos com TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção acompanhado ou não de Hiperatividade.
Sintomas como desatenção, impulsividade e hiperatividade caracterizam o transtorno que deve ser avaliado em relação à idade cronológica da criança, pois o que pode ser considerado normal aos três anos passa a ser excessivo aos oito anos.
O TDA/H é um dos transtornos mais bem estudados da medicina, portanto não é uma invenção para se vender remédios ou se ganhar dinheiro com tratamentos. É um problema que deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar para se determinar o tratamento mais adequado.
O acompanhamento médico se faz necessário em função de muitas vezes se utilizar remédios para o tratamento. Portanto, para que seja tratado, o TDA/H deve ser considerado uma condição real que demanda uma abordagem realista e objetiva.
Não existe uma causa específica definida. Dentre as causas citam-se as Biológicas ( genéticas, neurofisiológicas ou neurobiológicas) e as Psico-sociais ( ambientais, falta de estímulos, desnutrição...). Em torno de 90% do TDA/H é devido à herança genética e o restante aos fatores ambientais. Em geral, os sintomas são basicamente os mesmos, expressando-se de forma parecida nas diferentes etapas da vida. O aluno que hoje não presta atenção na sala de aula, poderá ser o marido que parece não escutar o que sua mulher está lhe contando.
Não existem exames específicos para se diagnosticar o TDA/H. O diagnóstico é feito através de uma entrevista clínica com especialista e utilizando-se critérios definidos. O TDA/H é bastante comum e cerca de 5% a 8% das crianças brasileiras são portadoras deste transtorno. O TDA/H é mais comum entre os meninos na forma hiperativa, pois "criam mais confusão", são mais agitados e perturbam mais a sala de aula. As meninas apresentam frequentemente a forma desatenta e muitas vezes passam a vida inteira sem passar por uma avaliação diagnóstica, justamente porque atrapalham menos. A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança e a escola (professores).
Muitas das características do TDA/H estão presentes em todas as pessoas, porém quem temTDA/H não é um pouco distraído, ou têm atitudes impulsivas algumas vezes, ele é muito distraído e praticamente todas suas ações são impulsivas comprometendo sua vida escolar, seu trabalho, sua vida social. É como se o indivíduo não tivesse controle sobre suas ações. Os sintomas estão presentes desde muito cedo e acompanham o indivíduo até a vida adulta. Não há cura, o que ocorre é uma diminuição da hiperatividade e com tratamento adequado um melhor controle de suas atitudes e o desenvolvimento de habilidades que possam ser usadas para "driblar" o TDA/H na maioria das situações.
Para facilitar o diagnóstico, dividimos os sintomas em três categorias:
- TDA/H com predomínio de sintomas de desatenção;
- TDA/H com predomínio de sintomas de hiperatividade e impulsividade;
- TDA/H combinado - apresentando tanto sintomas de hiperatividade, como de impulsividade e desatenção.
Utilizamos uma escala diagnóstica para identificar o TDA/H e a criança deve apresentar um número mínimo de comportamentos, bem como é muito importante considerar a duração, frequência e intensidade dos mesmos.
SINTOMAS DE DESATENÇÃO:
1. Não presta atenção em detalhes e comete erros por descuido em atividades escolares e profissionais;
2. Desatento em tarefas e atividades lúdicas;
3. Parece não escutar quando pergutamos algo a ele;
4. Não segue instruções, não finaliza os deveres escolares, tarefas domésticas ou tarefas profissionais;
5. Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
6. Evita ou reluta em envolver-se em atividades que exigem esforço mental constante;
7. Perde coisas necessárias para executar suas tarefas;
8. Distraí-se facilmente com estímulos alheios à sua tarefa e tem dificuldade de retornar ao que estava fazendo;
9. Apresenta esqucimentos ao desempenhar as tarefas
SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE
1. Agita as mãos, os pés e mexe-se na cadeira constantemente;
2. Abandona sua cadeira ou em outras situações em que se espera que permaneça sentado;
3. Corre em demasia e escala muros e árvores em situações de perigo;
4. Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
5. Parece estar a "mil por hora" ou "a todo vapor";
6. Fala em demasia, descontroladamente, perdendo a linha de raciocínio.
SINTOMAS DE IMPULSIVIDADE
1. Dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido completadas;
2. Tem dificuldade de aguardar a sua vez;
3. Frequentemente interrompe, se mete ou se intromete onde não é chamado.
PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO TDA/H:
- Baixo desempenho escolar;
- Dificuldades de relacionamento;
- Baixa auto-estima;
- Interferência no desenvolvimento educacional e social;
- Predisposição a distúrbios psiquiátricos;
- Problemas de memória;
- Predisposição ao tédio por falta de estímulo contínuo;
- Problemas com o controle do tempo;
- Dificuldades com projetos a longo prazo;
- Dificuldade em desenvolver um trabalho burocrático que requer atenção, autodisciplina e atenção a detalhes;
- Adiamentos e atrasos
No próximo mês falaremos sobre os tratamentos, as (co) morbidades e dicas para pais e professores de um TDA/H. Um abraço!
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Referências:
No Mundo da Lua: perguntas e respostas sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade em Crianças, Adolescentes e Adultos. Paulo Mattos
Distraído e a 1000 por hora - Guia para familiares, educadores e portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. Simone da Silva Sena e Orestes Diniz Neto
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3 comentários:
Sou a Marina Almeida do Blog Inclusão Brasil!
Adorei seu blog!
Parabéns, está add amiga...
Bjos...
Marina Almeida
http://inclusaobrasil.blogspot.com/
Oi Marina!
Obrigada! Vamos trocando idéias...
Estou de add tb.
Bjs
Andréia Ferrão
Olá,
meu nome é Michael,
sou professor em Araraquara,
interior de São Paulo.
Estou escrevendo para parabenizá-la pela forma didática de abordar assuntos importantes em nosso dia-a-dia na sala de aula.
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