ALICIA FERNÁNDEZ
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Se um aluno "está no mundo da lua", o problema do professor será o de como trazer a "lua" ao mundo da criança, já que, se quiser expulsar a "lua" da aula, expulsará também o aprendente que há em seu aluno. Por outro lado, essas "luas" costumam estar habitadas pelas situações mais dolorosas da vida das crianças.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Muito mais importante que os conteúdos pensados é o espaço que possibilita fazer pensável um determinado conteúdo. É nesse espaço, onde nada é exclusivo - os conteúdos aprendidos ou não-aprendidos, os condicionantes orgânicos, as operações cognitivas, os determinantes inconscientes - e tudo se articula em uma escuta entre - que os idiomas de cada um serão expressos como possibilidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando o sujeito renuncia a sua história ou é impedido de ser autor dela, a primeira conseqüência desse impedimento manifesta-se no enrijecimento de sua modalidade de aprendizagem. Ele não apenas deixa de transformar o mundo, mas abandona a tarefa humana de transformar a si mesmo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O objeto de qualquer intervenção psicopedagógica é abrir espaços objetivos e subjetivos de autoria de pensamento. O psicopedagogo aposta em que o desejo de conhecer e de saber possa sustentar-se apesar das carências nas condições econômicas, orgânicas, educativas, apesar das injustiças, dos déficits ou das lesões biológicas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A liberação da inteligência aprisionada só poderá dar-se através do encontro com o prazer de aprender que foi perdido. Por tal razão, acreditamos que nossa principal tarefa na relação com os pacientes (aos quais denomino "aprendensinantes") é "ajudá-los a recuperar o prazer de aprender" e, de igual modo, pretendemos, para nós mesmos, recuperar o prazer de trabalhar aprendendo e de aprender trabalhando.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A psicopedagogia vem para explicar também que na fabricação do problema de aprendizagem como sintoma intervém questões que dizem respeito à significação inconsciente do conhecer e do aprender e ao posicionamento diante do escondido.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Por último, e não menos importante, a psicopedagogia clínica vem para dizer também que, na fabricação do fracasso escolar, participam questões relativas ao posicionamento dos "ensinantes professores", mas também dos "ensinantes médicos" e do poder médico, as quais, exibindo, por vezes, um conjunto de informações hegemônicas e monopolistas, supõem o aprendente como um "sistema nervoso central caminhando".
6 comentários:
Nossa, essa palestra foi 10!Obrigada por me convidar!Um beijão!Da amiga Cris Erthal.
Vou levar as falas que você destacou desta palestra para meu blog, posso? (Claro,dando os devidos créditos.)
www.professoraaparecida.blogspot.com
Sábias palavras!
Também sou Psicopedagoga Clínica e Institucional e tenho como referência Alicia Fernandes.
Andréia, muito legal seu blog.
Parabéns por sua Atitude ;assim estará Ajudando Alguém.E Sempre.19022010.
tenho uma filha de 11 anos, que vem apresentado à muito tempo, dificuldade de aprendizagem, depois de muito tempo sem saber o que fazer, procurei um neuro, ela foi diagnosticada com TDA, sem hiperatividade, esta tomando medicação, mas mesmo assim não esta apresentado melhora escolar,gostaria muito de orientção(ajuda mesmo), sobre um acompanhamento ou como agir. Obrigada.
Olá anônimo. Tenho uma aluna de 10 anos que está no 2º Ano do Ciclo da Infância (antiga 1ª série)com as mesmas características da sua filha. Ela está fazendo uso de Ritalina e venho observando que há um progresso, lento. Atualmente ela já conhece alguns fonemas.
Gostaria de que se você tivesse alguma dica me passasse, ok?
Parabéns por investir e acreditar em sua filha. O tempo de aprendizagem varia de pessoa para pessoa, mas acontece.
Postar um comentário