- Sem conhecimento teórico sobre a leitura, a escrita, conceitos matemáticos e ortografia, nenhum profissional da psicopedagogia pode atuar de forma competente e eficiente no campo destas dificuldades específicas. Parafraseando Alícia Fernández que utiliza a metáfora do equilibrista para exemplificar a importância da teoria – O artista se equilibra na corda bamba (prática), mas conta com uma rede de proteção (teoria) que o sustentará caso caia;
- Um dos principais objetivos da avaliação psicopedagógica é compreender o que se passa com a criança – devemos ouvir seu discurso, saber o que se passa, perguntar sobre seus desenhos, entrar em suas brincadeiras, e, se houver necessidade, intervir;
- A atitude terapêutica do profissional é ponto fundamental na hora de realizar o diagnóstico. Um diagnóstico preciso garante uma sensação de bem-estar em todos que participam deste processo. As informações fornecidas pela família, pela escola, pelo sujeito ao longo do processo precisam ser decodificadas com precisão;
- Todas as etapas devem ser bem conduzidas de acordo com sua linha de trabalho e permeada pela ética profissional;
Devemos aprimorar a cada dia nosso olhar e nossa escuta – aspectos cruciais do nosso trabalho. O Diagnóstico é um levantamento de hipóteses:
→ Há danos no organismo?
→ Há problemas de cognição?
→ Há distúrbio ou atraso psicomotor?
→ E os aspectos emocionais como estão? - A avaliação da linguagem é imprescindível. Devemos ter clareza de que o objetivo desta avaliação vai além da escolha de provas ou testes específicos que determinem pontuações. O comportamento frente a situações reais de comunicação e a funcionalidade da linguagem são os elementos de maior importância diagnóstica;
- O ponto determinante para a escolha das estratégias de avaliação é o estigma do distúrbio. A criança cria uma auto-imagem negativa em virtude de seus fracassos escolares e, por temor a novas falhas, evita a execução de atividades formais de leitura e escrita, principalmente nas situações de avaliação. Por este motivo, o avaliador deve esclarecer seu papel de terapeuta desde o processo diagnóstico, procurando promover, de início, atividades específicas menos formalizadas e, apesar disso, suficientes para contemplar o objetivo da avaliação;
- De acordo com o interesse da criança, podemos fazer da conversa espontânea , dos jogos e atividades gráficas informais, instrumentos interessantes para o início da avaliação, possibilitando maior descontração na execução de atividades mais formais, quando houver necessidade;
- Em relação a leitura e a escrita devemos observar e traçar algumas estratégias tendo como foco:
Identificação de grafemas;
Leitura de palavras;
Leitura de histórias;
Emissões gráficas espontâneas;
Elaboração de história;
Cópia;
Ditado de palavras;
Ditado de textos.
VISITANTES ON LINE
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
DICAS PSICOPEDAGÓGICAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Olá Andreia!
Adorei o seu blog!
Que trabalho lindo!!!
Parabéns!
Já virei seguidora estarei sempre aqui!
Beijão
Olá Andréia seu blog é muito interessante e possui conteúdos maravilhosos de aprendizagem, eu estou fazendo pesquisas na área educacional e me interesso por esta profissão, parabenizo você por ser mais uma colaboradora no campo de ensino tão necessitado de nosso país! Quando puder passa no meu blog que possue alguns assuntos sobre educação e comportamento dessa juventudea atual, aguardo sua visita, até mais!
oLÁ,Andréia,adorei seu BLOG,sou psicopedagoga clínica e institucional aqui em Teresina PI, gostaria muito de poder contar com seu apoio e experiência, já que só depois de sete anos de psicopedagogo estou tendo a aportunidade de clinicar.
Meu e-mail: waldelice2006@hotmail.com, conto com você para colocarmos adiante uma área de tão grande valia no que se referere a rotulação de crianças e adultos na nossa sociedade,por não saberem o valor dos nossos estudos, beijos
oi Andreia muito lindo o seu trabalho , eu sou pedagoga, psicopedagoga, e estou pensando em fazer a clinica,mas pode ter certeza que adorei o seu trabalho, entrarei em contato com vc. sou de Paranaiba MS o meu -e- mail é leo. lucinda@hotmail.com
oi Andreia muito lindo o seu trabalho , eu sou pedagoga, psicopedagoga, e estou pensando em fazer a clinica,mas pode ter certeza que adorei o seu trabalho, entrarei em contato com vc. sou de Paranaiba MS o meu -e- mail é leo. lucinda@hotmail.com
Olá!!!!!!!
parabéns pelo seu blog....ele é maravilhoso, além de servir como suporte para pais, educadores e psicopedagogos....como base de trocas de informações...
estarei sempre por aqui!
um grande beijo
Mirley
Postar um comentário