"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você". (Richard Bach)

Quem sou eu

Minha foto
Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
Sou Pedagoga-Educação Especial e especialista em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente sou professora efetiva da sala multimeios (SRM) da EBM Osmar Cunha e atuei anteriormente na EBM Pe. João Alfredo Rohr em 2008 e 2009, ambas em Floripa. Em Porto Alegre fui professora no Instituto de Formação e Pesquisa Montessori em 1992, realizando atendimento de crianças com necessidades especiais.Fui Coordenadora Pedagógica do CEI Olívia Palito e prestei Assessoria Pedagógica à Escolas de Ensino Fundamental. Em 1998 atuei na FUPASMI, realizando atendimento de crianças e adolescentes com Autismo e Esquizofrenia. Em 2000 em Florianópolis/SC,passei a trabalhar na APAE - junto às turmas de Educação Infantil, Adolescentes e Adultos e Autistas. Em 2002 fui professora na Escola Especial Vida e Movimento. Em 2005 e 2006, morando no interior do Rio Grande do Sul fui Coordenadora Pedagógica das Escolas Municipais Catarina De Bastiani e Dona Leopoldina e fiz parte da equipe de apoio da Prefeitura Municipal de Tapejara/RS realizando avaliação e atendimento psicopedagógico.

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL PSICOMOTRICIDADE

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA    EDUCAÇÃO ESPECIAL    PSICOMOTRICIDADE

CONSULTORIA PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA

"O foco da psicopedagogia é o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando as influências do meio durante o seu desenvolvimento. A intervenção visa a otimização das potencialidades e minimização das dificuldades, buscando sempre os recursos das várias áreas do conhecimento para a compreensão do ato de aprender, valendo-se de métodos e técnicas próprias.”


Avaliação Pedagógica ou Psicopedagógica
Diagnóstico e Intervenção
Avaliação Psicomotora
Atendimento Educacional Especializado
Orientação à família e à escola
Elaboração de Projetos Pedagógicos Interdisciplinares
Artesanato-terapia
Jogos Pedagógicos e adaptados
Projeto Psicopedagogia e Psicoterapia na Escola

Consultoria - Palestras:
- Leitura: maneiras de ensinar, maneiras de aprender - uma possibilidade teórica que se efetiva na prática.
- Dislexia - um jeito de ser e de aprender diferente.
- TDA/H - O que é isso?
- Dificuldade, Distúrbio ou Transtorno de Aprendizagem?
- Conhecendo a Discalculia.
- O Jogo e a Brincadeira na Alfabetização.
- Educar para Pensar - um pouco de filosofia.
- Conhecendo o Autismo.

PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

A psicopedagogia não vê a aprendizagem somente dentro do espaço da escola, pois entende que ela ocorre em todos os lugares e durante o tempo inteiro no decorrer da existência humana. Investiga as relações do indivíduo com o conhecimento, o vínculo deste com a aprendizagem e as significações contidas no ato de aprender. Articula saberes e fazeres dentro de um espaço lúdico atendendo o aprendente-ensinante em suas necessidades específicas, acreditando e desenvolvendo o potencial de cada um. O público-alvo não se restringe às crianças e aos adolescentes, pois hoje em dia muitos adultos vêm buscando tratamento para as suas dificuldades que muitas vezes se acentuam com a entrada na faculdade.
A clínica psicopedagógica se divide em 4 momentos:


1º - Entrevista (anamnese) – realizada com a família da criança ou com o próprio paciente se este for adulto.


2º - Avaliação (5/6 sessões) – momento de investigação da situação apresentada:
- Desenho Projetivo – Par Educativo
- Provas Operatórias – Piaget
- Caixa de Areia – Sessão Lúdica
- Ditado Balanceado
- Avaliação da Leitura e Escrita
- Avaliação Perceptivo-motora
- Hora do Jogo Psicopedagógica
- Consciência Fonológica
- Avaliação específica do transtorno (AHA–TDAHI adulto; Check List Dislexia adulto; elementos do PEP-R adaptado - Autismo).


3º - Devolutiva – retorno daquilo que foi avaliado e de forma se dará a intervenção.

4º - Intervenção - atendimento em sessões que variam em número de atendimentos semanais de acordo com a necessidade do sujeito.

Os pais são os maiores especialistas em seus filhos, portanto, se perceber que alguma coisa está errada, não demore em procurar ajuda de um especialista. O psicopedagogo é o profissional especialista em aprendizagem. Se a criança não está aprendendo procure ajuda deste profissional. Lembre-se que sozinho não chegamos a lugar algum. Busque apoio e esclareça suas dúvidas sempre que sentir necessidade.



Contato:

Rua João Carlos de Souza, 315 - Santa Mônica - Florianópolis - Santa Catarina


andreiapsicopedagoga@hotmail.com
F: (48) 9162-4810

Para outras localidades ou se você preferir - consultoria on-line. Agende também através do msn com horário previamente marcado após confirmação do pagamento. Entre em contato para maiores informações.


O LEGAL É SER DIFERENTE!

APRENDER! APRENDER? APRENDER. APRENDER...

VISITANTES ON LINE

ENCONTRE O QUE VOCÊ PROCURA!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Projeto Pedagógico: Casinha de Caixa de Leite




PROJETO CASINHA DE CAIXA DE LEITE

PLANEJAMENTO

OBJETIVO GERAL: Construir uma casinha de bonecas utilizando caixas de leite.

JUSTIFICATIVA: Este projeto de trabalho foi pensado inicialmente para as turmas de alfabetização e aceleração que necessitavam de um enfoque diferenciado voltado para um resgate da auto-estima e da afetividade. Construir alguma coisa com as próprias mãos e ver sua obra terminada proporciona uma sensação de bem-estar bastante significativa. Depois de iniciado o trabalho: limpeza das caixas e organização das mesmas, o projeto despertou interesse das demais professoras da escola que se envolveram juntamente com suas turmas para conclusão do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Construir uma maquete da casinha utilizando caixinhas de água de coco, todinho ou semelhante;
Colocar a casinha no corredor para que todas as turmas possam visualizar a mesma;
Dramatizar situações matemáticas;
Desenhar a sua casa;
Desenhar a planta baixa da casa.

MATEMÁTICA
Unir as caixas de leite com cola e fita adesiva;
Utilizar a planta baixa para a confecção das colunas;
Formar colunas com 15 caixas;
Desenvolver as operações matemáticas de acordo com a série;
Desenvolver problemas comparando custo das diferentes marcas de leite;
Trabalhar com unidades de medida;
Criar situações matemáticas de acordo com as atividades desenvolvidas;
Registrar no caderno ou no portfólio as atividades realizadas.


PORTUGUÊS
Realizar leitura dos rótulos das caixas de leite;
Realizar leituras de histórias como: Os Três Porquinhos, João e Maria, Cachinhos Dourados, Chapeuzinho Vermelho com temas que envolvem casa;
Comparar as marcas;
Construir textos individuais e coletivos com os temas leite e casa;
Registrar as atividades desenvolvidas;
Confeccionar jogo de memória com as palavras utilizadas.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolver as noções: dentro/fora; em cima/embaixo; direita/esquerda, etc. em relação à casinha;
Utilizar as caixas cheias de areia como jogos de construção; dominó de marcas; boliche, entre outros.

CIÊNCIAS
Reciclar as caixas de leite;
Desenvolver noções de cuidado com o meio ambiente;
Separar corretamente o lixo utilizando as lixeiras adequadamente;
Higienizar as caixas;
Demonstrar os tipos de leite existentes.

ESTUDOS SOCIAIS
Realizar visitas às casas dos colegas;
Trabalhar sobre o valor de se ter uma casa;
Visitar o laticínio Bom Gosto;
Inauguração da casa.

HORA DO CONTO
Dramatizar as histórias escolhidas pelas crianças utilizando a casa;
Utilizar a parede com janela e brincar com fantoches;
Contar ou inventar uma história envolvendo o tema casa.

EDUCAÇÃO PARA PENSAR
Refletir sobre os diferentes tipos de moradia utilizando a história dos Três Porquinhos;
Desenhar a casa que gostariam de morar.


► Outras atividades podem surgir e algumas podem não ser realizadas. O planejamento serve como sugestão de desenvolvimento do projeto, mas este deve ser flexível e acontecer de acordo com o que a turma sugere e está disposta a realizar. A observação das crianças feita pelo educador pode ser considerada o grande impulso para o planejamento por projetos, pois privilegia o olhar da criança, o que ela pede ou questiona. O projeto traz uma idéia de perspectiva, de linhas gerais que podem, no processo, receber melhores contornos, maiores definições. Pode ser desenvolvido e adaptado para qualquer grupo de educandos, em qualquer série, sendo articulado somente seus princípios e itens gerais.


RECURSOS MATERIAIS:
500 Caixas de leite;
3 Tubos de Cola cascorez;
10 Lixas
3 Pincéis largos;
Fita Transparente – o suficiente para colar as caixas e levantar as paredes;
5 metros de arame fino;
Ripas de madeira ou taquara para o telhado;
1 base de madeira de mais ou menos 1m²;
Retalho de paviflex para o assoalho

DESENVOLVIMENTO: De acordo com a característica de nossos alunos, ficou decidido que envolveria todas as turmas, uma vez que cada um construindo uma parte da casinha seria mais fácil conservá-la. A casinha passou a ser de toda a escola e não apenas para as crianças pequenas como era a idéia inicial. Cada turma fez a sua parte e desenvolveu as atividades que julgaram importantes. Algumas atividades não aconteceram, mas o projeto pode ser repetido e continuado no próximo ano, pois as turmas querem confeccionar os móveis e canteiros de flores para enfeitar a casinha. A planta baixa foi discutida com as professoras e cada uma acrescentou sugestões. O trabalho foi dividido por séries: as turmas das 1ª séries confeccionaram as colunas de uma das laterais; as turmas do pré e da 2ª série construíram a outra lateral; as turmas das 3ª séries se responsabilizaram pelas colunas do fundo e a frente ficou com as turmas das 4ª séries. A turma de alfabetização ficou responsável pela maquete e união das paredes. O telhado ainda está sendo terminado. A inauguração que estava prevista para a semana da criança ficou para o último dia de aula, dia 7 de dezembro com festa de encerramento e realização de amigo secreto. Neste dia as crianças também assistirão a uma mostra de fotos dos projetos em que se envolveram no decorrer do ano de 2005.

AVALIAÇÃO: Cada turma fará avaliação do projeto de acordo com as atividades que foram desenvolvidas. É um projeto que não se esgota, visto que pode ser continuado no próximo ano. E esta é a verdadeira intenção dos projetos – que não se esgotem, que tenham continuidade. Um verdadeiro projeto envolve muito trabalho e para que se atinja os objetivos, a equipe deve se envolver como um todo. O trabalho em equipe é que contribui para o sucesso do projeto.



Andréia Santos da Costa Ferrão
Coordenadora Pedagógica

28 comentários:

Rirela disse...

Parabéns! Eu ja conhecia a casinha, foi feito numa das escolas que lecionei, mas o embasamento, a maneira como foi trabalhado tudo isso e organizado (registrado) foi excelente. Parabéns mesmo!

Jean disse...

adorei esta casinha... vo tentar fazer ela agora no proximo dia 28 em um projeto desenvolvido na minha escola sobre meio ambinte, sou professor de matemática, gostaria de mais informaçoes sobre como fazer esta casa... grato..
jean marcelo
zaion-es@hotmail.com
aguardo contato

Josi disse...

Adorei o seu blog! Essa casinha, então!
Vou começar a juntar as cxs e fazer c/ minha filha...
Parabéns!

Cris disse...

Oi querida!Parabéns pelo seu trabalho, voc~e é um exemplo pra mim, sabia?Estou aprendendo muito com você. Teu blog está 10!Muita criatividade e conhecimento de sobra!Mil beijos!!!Da amiga e colega Cris. :)

Kayena disse...

Lindo exemplo de trabalho, minha filha adorou e pediu uma, tem como me passar maiores informações de como unir as caixas ?? e-mail: kayenacoletti@hotmail.com Obrigada, abraços.

dinorhay disse...

É muito interessante essa atividade ,pois quero desenvolver uma casa de caixa de leite na minha escola e estou sem saber por onde começar,vocês podem me ajudar?Gostaria muito de realizar esse sonho maravilhoso! Aguardo seu auxílio. contato dfdmr@uol.com.br
Antecipadamente agradeço !
Dinorá

Anônimo disse...

Parabéns! Adorei a casinha feita com caixas de leite, achei a idéia incrível. Estou trabalhando com as minha turma de jardim 1 sobre os vários tipos de moradias e gostaria de fazer essa casinha com eles, não tão grande assim pensei em fazer menor um pouco. Gostaria que me enviasse algumas dicas, com relação ao telhado posso fazer de um jeito diferente, sem as madeiras? Se possível entre en contato pelo e-mail: ruthnreis@hotmail.com, fico no aguardo e desde já agradeço.

Ruth

norma disse...

NORMA
Gostei muito do trabalho desenvolvido com as caixas de leites,com certeza irei fazer esse projeto em uma dessa oportinaidades da vida.Que DEUS te abençõe a cada dia,para que você desenvolva outros trabalhos tão bom como esse. FELICIDADES!

keise kelly disse...

ADOREI!Gostaria de desenvolver esse projeto com meus alunos,pois gostaria de resgatar a auto estima dos mesmos.Peço que me escreva para auxiliar-me na construção,pois não entendi como unir as caixas ,gostaria de fazer o telhado de outra maneira,sem madeiras e como posso pintá-la.Desde já agradeço.Keise. Meu e-mail é keisekelly@yahoo.com.br

giselehurtado disse...

Olá! adorei esta casa. na escola em que trabalho não tem brinquedos suficentes, entao minha turma (5 anos) esta juntando caixas desde o meio do ano p/ fazer 1 casinha. vc pode me explicar com mais detalhes? se puder enviar por e-mail agradeço: giselehurtado@yahoo.com.br
obrigada.

danniela disse...

QUE LINDA QUE FICOU,IMAGINO OS OLHINHOS DAS CRIANÇAS QUANDO A VIRAM CONCLUIDA!!MINHA FILHA AMOU GOSTARIA DE SABER COMO UNIR AS CAIXAS SE PUDER ENVIAR POR E-MAIL AGRADEÇO:daniela-cruzlima@hotmail.com
E VOU LEVAR ESSA IDÉIA PARA A PROFª DA MINHA FILHA.
ABRAÇOS
TUDO DE BOM!

Renata disse...

Gostei muito do projeto da casinha de caixa de leite. Gostaria que você me enviasse os detalhes de como fazer, pois gostaria de desenvolver o mesmo com as minhas crianças. Obrigada.

cidinha campos disse...

Oi Andreia adorei a casinha sempre queria fazer mas não sabia como fazer direito, vi uma na creche maria peres perto da escola que trabalho no Itacorubi amei gostaria de ver mais projetos. eu sou merendeira no Vitor Miguel de Souza vizinho seu estou readaptada a 3 anos sou formada em pedagogia e estou fazendo pós em Psicopedagogia e me interesso muito quando o assunto é as dificudades de aprendizagem faço o que posso na minha escola apesar de não poder atuar como professora na rede, mas amei seu projeto parabéns vou continuar a ver seu blog pois amei beijos

MCSCAK disse...

Gostei muito da casinha; estou juntando material para fazer uma igual na escola onde trabalho (sou enfermeira) e poder atuar como um teatrinho. gostaria de saber se você colocou algo dentro das caixinhas para elas ficarem mais pesadas. No meu caso, onde pretendo fazer uma parede, preciso colocar algo dentro das caixas mas nao sei o que colocar...
Agradecida pela atenção. Estarei seguindo seu blog.

Anônimo disse...

quero fazer uma casa de leite e isso nao ajuda

rosa maria disse...

adorei esta casinha ficou super pratico pra trabalhar temas variados.

日月神教-任我行 disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,性感影片,正妹,聊天室,情色論壇

paula disse...

muito legal, mas gostaria de saber as medidas certas de cada parede, porque muda com janelas e portas, cada parede deve ter um tamanho diferente...pode responder pelo meu email sennapacheco@hotmail.com
obrigada!

Cris disse...

Estou impressionada com este projeto e pretendo desenvolver um bem parecido com este no colégio em que trabalho que é o Aprov, em Catalão, pois estamos desenvolvendo neste ano um projeto sobre o meio ambiente e os produtos reciclavéis e achei sua idéia fantástica que será muito bem utilizada, então só tenho a parabenizá-la, obrigada e sucesso sempre;

Anônimo disse...

Gostaria de saber passo a passo como montar essa linda casa!!! adoreiii.
clara.oks@hotmail.com

Michele disse...

Adorei muito criativa a ideia e as crianças adorem e ficam encantadas.
O seu blog, tem muito a nos oferecer para desenvolver um trabalho efetivo e prazeroso com as crianças!!!!
edukiinclusão.blogspot.com

Anônimo disse...

AMEI ESSE PROJETO.
SE PUDER ME ENVIAR O PASSO A PASSO DESDE A METRAGEM TE AGRADEÇO, VOU DESENVOLVER NA ESCOLA QUE TRABALHO.
MEU EMAIL É ELIANEDOMINGUESLINO@HOTMAIL.COM

Cecília Camargo disse...

Amei o conteúdo de seu blog, muito criativo o projeto caixinhas de leite, e se possível peço que me envie o passo a passo para aplica-lo nas creches das comunidades carentes. Um grande abraço e desde já agradeço a tão preciosa colaboração com a pedagogia infantil.
Cecília Camargo
talentospedagogicos.blogspot.com

estela disse...

parabéns pelo seu trabalho!!! vou tentar fazer essa casinha linda e criativa, ja tenho as caixinhas, pode me mandar detalhes da montagem??? obrigada
estelamiragaya@yahoo.com.br

Anônimo disse...

SOU COORDENADORA DE UMA ESCOLA ESPECIAL E ADOREI A IDÉIA DA CASINHA
GOSTRIA DE EXECUTA-LA COM MEUS ALUNOS
VOCÊ PODERIA ME PASSAR O PASSO A PASSO
FICAREI AGUARDANDO RESPOSTA

ELENIR disse...

SOU A COORDENADORA DA ESCOLA ESPECIAL QUE GOSTARIA DE FAZER A CASINHA E TE PEDI O PASSO A PASSO MAS NÃO PASSEI MEU EMAIL
elenirpaulucci@gmail.com

GREICE disse...

OLÁ, GOSTARIA DE MAIS DETALHES DA MONTAGEM, QUANTIDADES, MEDIDAS, SE POSSÍVEL, PODERIA ME ENVIAR? OBRIGADA! GREICEGOMES21@HOTMAIL.COM

A Psicopedagogia do Amor disse...

Amei o conteúdo de seu blog,gostei muito da casinha; estou juntando material para fazer uma na escola onde trabalho, para o Projeto Cultural. Gostaria, se possível, que me envie o passo a passo para aplica-lo nas creches das comunidades. Desde já agradeço a tão preciosa colaboração. Obrigada!
Email: shavianna@gmail.com
Silvia

O LIVRO QUE VOCÊ PROCURA ESTÁ AQUI!