Os transtornos aparecem mais claramente no início da alfabetização quando alguns sintomas se tornam evidentes: dificuldade na leitura; dificuldade na escrita; espelhamento; omissão; inversão; enfim, vários são os sinais.
A criança disléxica é aquela que permanece por mais de dois anos sem avançar muito nos processos de alfabetização. Quanto mais cedo se fizer o diagnóstico, melhor será o tratamento e menos sofrimento terá o indivíduo. Não deixe passar dos oito anos de idade para começar.
O diagnóstico deve ser multidisciplinar e deve ser um diagnóstico de exclusão, ou seja, deve excluir aspectos como o rebaixamento da inteligência; problemas neurológicos ou emocionais, pois nesses casos a Dislexia fica em segundo plano - somente acompanhando o diagnóstico principal.
A Dislexia não tem cura - o que existe é um tratamento para que o disléxico possa potencializar suas capacidades e minimizar suas dificuldades, aprendendo a conviver com ela e encontrando estratégias para poder caminhar sozinho. O tratamento dura em torno de dois anos e se for necessário retomar os trabalhos não deve ser considerado como retrocesso ou regressão, mas como uma necessidade. A alta só é dada quando o indivíduo já adquiriu instrumentos para andar por si mesmo, superou suas dificuldades e encontrou estratégias para conseguir obter sucesso nas suas atividades.
Na Dislexia é muito comum a troca de vogais; m/n; omissões (prato/pato); inversões (prato/parto); pula palavras e até uma linha inteira na cópia. Pode apresentar fala tardia; trocas na fala e geralmente a criança que fala errado até mais ou menos 5/6 anos de idade escreverá errado. Deve-se corrigir antes de iniciar o processo de alfabetização.
Os leitores evidenciam necessidades variáveis: o leitor iniciante analisa a palavra; os experientes identificam as palavras instantaneamente.
Leitores disléxicos demonstram falhas no sistema:
1. parieto-temporal;
2. problemas iniciais ao analisar as palavras;
3. muita dificuldade em transformar sons em letras;
4. mesmo com treino continuam a ler sem fluência.
Andréia Ferrão
Um comentário:
Oi meu nome é Edilene.
Minha filha tem 9 anos e esta na
2ª serie.
A professora da minha filha me falou que ela se distrai com qualquer coisa, é muito lenta para copiar, e as vezes não consegue terminar as tarefas em sala de aula. Seria o caso de leva-la ao psicólogo?
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